quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para evitar alergias, promova a limpeza adequada de roupas de cama e mesa

Artigos grandes e pesados expostos à ação do tempo acumulam ácaros

Peças de enxoval e decoração como colchas, cortinas, almofadas, tapetes, toalhas de mesa e guardanapos têm vida longa quando conservadas em casa de maneira adequada e levadas com frequência à lavanderia, que procederá à lavagem e secagem corretas.

– É recomendado lavar artigos grandes em lavanderia, já que o tamanho destas peças impede a lavagem normal na máquina doméstica, podendo causar a quebra do equipamento. Já os tapetes são feitos de materiais que não podem ser lavados em casa – afirma Ricardo Monteiro, gerente da Quality Lavanderia.
Confira dicas de manutenção e limpeza de cada item:

Cortinas e tapetes

Devem ser limpados frequentemente com aspirador de pó e levados a cada seis meses para limpeza na lavanderia, por acumular muita poeira, ácaros e sujeiras. Como ficam expostas à ação do sol e do vento, as cortinas devem ter um bom forro para proteger a cortina principal de raios solares infravermelhos e ultravioleta, evitando que o tecido enfraqueça e desbote. A falta de secagem correta principalmente nos tapetes podem provocar manchas, bolor, mau cheiro e apodrecimento das fibras. 
– Além disso, cortinas de voile lavadas em casa normalmente sofrem quebra na trama, causando amassamento no tecido – explica Ricardo.

Almofadas

O aspirador de pó é útil também na manutenção de almofadas. Quanto à limpeza na lavanderia, deve ocorrer toda vez que houver sujidades sem exigência fixa de periodicidade. 
– Quando lavados e secos de maneira inadequada, podem sofrer mau cheiro, ferrugem, bolor e manchas irrecuperáveis – adverte.

Colchas

Por ficarem expostas à poeira, devem ser levadas à lavanderia a cada dois ou três meses. Lavagem e secagem incorretas causam manchas, mau cheiro e bolor, muitas vezes irreversíveis. Ricardo recomenda: 
– Dê preferência à sua troca constante por outra, para evitar exposição direta das pessoas ao pó que acumulam.

Toalhas de mesa e guardanapos

Podem ser lavados normalmente em casa, toda vez que forem utilizados. Se feitos de tecidos delicados ou com bordados, devem ser levados à lavanderia que cuidará deles de maneira correta. Quando pouco usados, recomenda-se guardá-los em local arejado, embalados em sacos de TNT. Quando muito usados, normalmente ficam sujos de molho ou gorduras 
– O ideal é fazer primeiro uma pré-lavagem na água fria, para remover a sujidade mais grossa, seguida de alvejamento a quente, com produto à base de peróxido, que remove manchas remanescentes e preserva as cores – aconselha.

Truques e segredos para evitar e tirar mau cheiro e bolor
Assim como peças de vestuário e roupas de cama, artigos de decoração guardados por muito tempo ou submetidos a lavagem e secagem inadequadas podem apresentar mau cheiro ou mofo. 
 
:: Sempre que possível, exponha peças pouco usadas a ambientes arejados e sem sol direto; periodicamente, deixe as portas dos armários abertas, principalmente em dias quentes e secos, para que os itens possam respirar e arejar.
 
:: Utilize potes antimofo. Há várias marcas no mercado, inclusive em fragrâncias neutras – em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do ambiente e são um bom auxílio na conservação de todo tipo de tecido.
 
:: Mau cheiro e bolor saem com uma boa lavagem e secagem completa. Pode haver necessidade de repetir o procedimento, para total remoção do mau cheiro e do mofo.
 
:: Tecidos de decoração normalmente não possuem solidez à lavagem e desbotam com facilidade quando passam por este processo. O ideal é lavar todos os artigos iguais no mesmo processo de limpeza, para não ficarem diferentes.

Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário: